Coordenador : Cíntia Regina Lacerda Rabello
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391050.2206.275079.29052023
Departamento/Setor: GLE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes de graduação do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFF, discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, docentes dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Letras da UFF, servidores técnico-administrativos da UFF, professores de línguas da rede pública e privada de Niterói e adjacências, discentes de cursos de graduação e/ou licenciatura em Letras de outras universidades.
Local de atuação: As atividades serão realizadas tanto presencialmente quanto em ambiente virtual. As atividades presenciais serão realizadas no Laboratório localizado na sala 322-C do Instituto de Letras da UFF no Campus do Gragoatá (Bloco C). As atividades virtuais serão realizadas por meio de videoconferência. Algumas atividades também poderão ser realizadas em escolas da Fundação Municipal de Educação de Niterói, caso os participantes assim perfiram.
Objetivo
O Laboratório de Formação de Professores de Línguas deverá ser um espaço de aprendizagem de línguas mediado por tecnologias digitais, fornecendo experiências práticas de integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores, permitindo que, ao saírem da universidade, futuros professores de línguas sejam capazes de integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de forma crítica e criativa. O laboratório deve ser também um espaço de formação continuada de professores, seja da própria instituição, no intuito que possam também utilizar o laboratório em suas aulas na universidade, seja em cursos de extensão a professores em serviço, principalmente, da rede pública de ensino, para que possam integrar as tecnologias digitais em suas aulas e desenvolver o letramento digital dos estudantes do ensino fundamental e médio, conforme estabelecido em diversos documentos oficiais (PCNs, PNE, BNCC, entre outros). Além disso, o laboratório será espaço para a realização de oficinas voltadas para o uso de diferentes tecnologias e metodologias de ensino, tais como o ensino híbrido e o ensino on-line. O laboratório será ainda um espaço para realização de pesquisas relacionadas ao ensino de línguas mediado por tecnologias digitais e à formação de professores de línguas para este fim. Dessa forma, podemos destacar os seguintes objetivos: Objetivo geral: •Promover a formação inicial e continuada de professores na integração pedagógica das tecnologias digitais ao ensino-aprendizagem de línguas. Objetivos específicos: •Oferecer experiências de aprendizagem de línguas mediada por tecnologias (CALL) aos estudantes de Licenciatura em Letras; •Desenvolver o letramento digital dos estudantes de Letras; •Contribuir para a formação de futuros professores em relação à integração das tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem de línguas; •Promover a formação continuada dos professores do Instituto de Letras para a integração das tecnologias digitais em suas aulas e utilização do laboratório com suas turmas; •Oferecer cursos de extensão (formação continuada) sobre CALL para professores da rede pública; •Oferecer oficinas sobre ensino de línguas mediado por tecnologias digitais para a comunidade acadêmica interna e externa da UFF; •Propiciar o desenvolvimento de pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais e a formação de professores de línguas para este fim.
Resumo
O Laboratório Formação de Professores de Línguas constitui em um espaço de formação inicial e continuada de professores voltado para a integração das tecnologias digitais no ensino de línguas estrangeiras. O laboratório tem como objetivo fornecer experiências práticas de integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores, permitindo que, ao saírem da universidade, futuros professores de línguas sejam capazes de integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de forma crítica e criativa. O laboratório também constitui um espaço de formação continuada de professores, seja da própria instituição, no intuito que possam também utilizar o laboratório em suas aulas na universidade, seja em cursos de extensão a professores em serviço, principalmente, da rede pública de ensino, para que possam integrar as tecnologias digitais em suas aulas e desenvolver o letramento digital dos estudantes do ensino fundamental e médio, conforme estabelecido em diversos documentos oficiais (PCNs, PNE, DNCs, BNCC, entre outros). Além disso, o laboratório oferece cursos e oficinas voltadas para o uso de diferentes tecnologias e metodologias de ensino, tais como o ensino híbrido e o ensino on-line. Por fim, o laboratório constitui ainda um espaço para realização de pesquisas relacionadas ao ensino de línguas mediado por tecnologias digitais e à formação de professores de línguas para este fim.